top of page
Home
Placeholder de texto.png

Ideologias politicas e seus significados

  • Foto do escritor: Cultura e Café
    Cultura e Café
  • 17 de out. de 2018
  • 4 min de leitura

Por Yara Barros

Classe operaria, burguesia, ausência de Estado ou rebeldia?


Entender algumas ideologias politicas se torna algo tão complicado que, em geral, as pessoas desistem de compreender o tema ou acabam caindo na homogeneização e disseminando o que o outro fala. Sem entender de fato o conceito de comunismo ou socialismo, por exemplo.


O problema de reproduzir discursos alheios é que as pessoas acabam caindo numa espécie de limbo de preconceitos e frases do tipo “Vai pra Cuba” ou “Eu não quero que o Brasil se torne uma Venezuela” se tornam rotineiras.


Em todas as ideologias politicas existem muitas vertentes e subdivisões, o que resulta na não uniformidade dos termos.


A seguir estão breves resumos dos temas e alguns exemplos para entender melhor as teorias.


Anarquia:

Termo grego, presente principalmente entre o fim do século XVIII e começo do século XIV, entre a revolução francesa e a industrialização europeia.


É uma espécie de ideologia politica marcada pela liberdade de todos os indivíduos, sem nenhuma limitação, como: normas de espaço e tempo. Faz oposição a todo tipo de hierarquia e dominação. Pode-se dizer que ela é a própria desconstrução do status quo. É marcada pelo rompimento de qualquer tipo de opressão e de um pensamento dominante que resulte em minorias sendo exploradas.


É livre de autoridades, sejam elas: politicas, o próprio Estado, autoridades econômicas (fim da propriedade privada), autoridades religiosas e jurídicas.


É fortemente marcada por direitos igualitários, as decisões politicas e sociais são feitas por todas e para todos. Busca, sobretudo, a união das massas, independente de classe. Especialmente a massa camponesa e sub proletária das cidades, ou seja, a população mais explorada que está na topo da exclusão social.


A ideia de uma autoridade que supostamente representa o povo é desconstruída nessa ideologia. Não existe uma pirâmide hierarquizada, apenas uma linha horizontal, na qual todos têm os mesmos deveres e direitos na luta pelo bem comum.


Caracterizada pelo positivismo, uma vertente de construção, a anarquia pretende transformar os meios sociais através de três formas:

Educação

Rebelião

Revolução


“A Anarquia é um processo de difusão de ideias que guia os indivíduos para um coletivo comunitário harmonioso. É ensinar as pessoas a viverem em coletivo e harmonia”


Apesar da anarquia representar uma forma direta de democracia, ela ainda é tida como uma utopia muito grande, já que a ideia principal é que esta represente a sociedade em escala global e não só em grupos ou tribos. Por isso o movimento anarquista, tornou-se um movimento fortemente marcado pela rebeldia, que prevê mudanças mais urgentes, porém não em escalas grandes.


Dicas de Filmes que abordam o tema:



Clube da Luta: Provavelmente um dos filmes mais conhecidos dos últimos anos, Clube da Luta representa a quebra da vida baseada no conformismo e consumismo no qual a sociedade contemporânea vive.


Jack é um investigador de seguros que sofre com insônia, para se curar de seu mal, frequenta grupos de ajuda todas as noites da semana. Em um desses grupos conhece a jovem e lunática Marla Singer

(Helena Bonham Carter), também frequentadora assídua dos grupos de apoio. Em meio ao estresse diário que sofre, Jack começa a extravasar sua raiva em um clube luta ilegal, juntamente com Tyler Durden (Brad Pitt), um homem misterioso que fabrica sabonetes caseiros. As simples lutas tornam-se cada vez mais frequentes e se espalham por outras cidades, o que resulta em atentados contra grandes corporações industriais.


Frase Marcante: Trabalhamos em empregos que odiamos para comprar porcarias de que não precisamos.



V de Vingança: A a luta de um homem mascarado que busca a libertação da Inglaterra que vive sob um regime autoritário.



Em uma Inglaterra antidemocrática e ditatorial vive V, um homem mascarado que propaga o caos contra um governo opressor. Em meio aos acontecimentos está Evey Hammond (Natalie Portman), que se vê envolvida no passado sombrio de V e o ajuda a lutar contra a tirania e a opressão do governo inglês.


Frase marcante: “Embaixo desta máscara tem uma ideia e ideias são a prova de bala”.



Socialismo e Comunismo:


O socialismo é um movimento que busca a igualdade de oportunidades entre todos. Partindo principalmente da premissa da tomada dos meios de produção das mãos dos Burgueses e entregando nas mãos do Estado, dissolvendo assim, o capitalismo.


Já o comunismo é uma como uma segunda etapa do socialismo, na qual o Estado deixa de existir. Ou seja, todo comunista é socialista, por que existe a necessidade do rompimento do capitalismo através do socialismo para depois entrar no comunismo. Já o socialismo é uma vertente que não precisa do comunismo para governar, é uma especie de etapa entre o fim do capitalismo e inicio do comunismo.


Se no socialismo todos os meios de produção pertencem ao Estado, no comunismo o Estado deixa de existir e a sociedade como um todo toma conta dos meios produção, propagando o bem comum.


Exemplos de países que são considerados ou se declaram socialistas:


República Popular da China; (desde 1949);

República Popular Democrática da Coreia; (desde 1948);

República de Cuba (desde 1959, estado socialista declarado em 1961);

República Socialista do Vietnã; (desde 1945 no Norte, desde 1976 após a unificação);

República Democrática Popular de Laos; (desde 1975);

República Moldava da Transnístria; (desde 1990).


Países considerados ou que se declaram comunistas:

Nepal ; Venezuela; África do Sul; Bulgária; Chipre; Moldávia; Sri Lanka; Síria; Bangladesh; Índia; Portugal; Bolívia e Espanha.


Capitalismo:



Sem dúvida uma das filosofias de doutrinação mais praticadas e conhecidas no mundo todo. O capitalismo é caracterizado pela propriedade privada e pelo lucro, que está nas mãos dos detentores dos meios de produção. Esses detentores, também chamados de burgueses, produzem,comercializam e controlam o capital, trabalham sempre visando o lucro.


É marcado principalmente pela produção e acumulo de capital. Ou seja, as industrias fabricam as mercadorias e as grandes corporações e empresas comercializam os produtos por um valor maior que o custo da produção. Garantindo assim o capital (lucro).


O capitalismo é movido pelo consumo da sociedade, o que resulta na utilização cada vez maior de matéria prima, consequentemente trazendo fortes impactos ao meio ambiente e propagando uma enorme desigualdade social.


Conclusão:


Basicamente todas as ideologias politicas tem muitas falhas e nenhuma representa o povo tão bem como deveria ser. Em geral elas são muito bonitas na prática, mas na teoria não funcionam como deveriam, consequentemente a sociedade como um todo que sofrem com os resultados. Guerras mundiais, genocídio de determinados povos e desigualdades sociais são resultados diretos da má administração das filosofias politicas.


Fotos: Pinterest e terraço econômico.

Comments


Photo 20-01-19 6 26 29 PM.jpg

O Cultura e Café

Fale com a gente 

Email: culturaecafe@outlook.com

Instagram: @culturaecafe

Twitter:

©2018 by Cultura e Café. Proudly created with Wix.com

bottom of page