top of page
Home
Placeholder de texto.png

Fascismo: um atraso para a democracia e um retrocesso social

  • Foto do escritor: Cultura e Café
    Cultura e Café
  • 10 de out. de 2018
  • 3 min de leitura


Onde a liberdade não tem vez.


Por Yara Barros


Significado


A palavra “fascismo” tem origem do italiano “fascio”, que significa “feixe”. Esse feixe era uma espécie de machado revestido por varas de madeira, representava a autoridade e união do governo na Roma Antiga.




O que é fascismo?


Com a polarização politica que os sistemas democráticos vem sofrendo nos últimos anos, o termo fascismo ganhou muita repercussão e tem sido fortemente falado nos últimos tempos, o problema é que existe uma forte deturpação de seu real significado.


O fascismo é caracterizado por uma forma de radicalismo politico considerado de extrema direita, é fortemente contrario ao socialismo e comunismo. No qual existe um nacionalismo exacerbado e um total controle de todos os mecanismos sociais, sejam eles políticos, culturais ou econômicos.


Fascismo é um movimento politico marcado pela concentração de poder geralmente liderado por uma única pessoa, que faz uso da força para controlar a população e cercear os meios de comunicação. Esse único líder toma decisões e ações politicas sem consultar o restante da sociedade. Suas características marcantes são: antiautoritarismo, militarização, nacionalismo exacerbado e um sistema antidemocrático.


Principais líderes fascistas:

Em 1922 Benito Mussolini, politico e ministro italiano, fundou o movimento fascista que resultou na criação do Partido Nacional Fascista. A chegada de Mussolini ao poder em 1925 resultou em diversas mudanças na Itália, como: o Estado democrático é eliminado e é implantado um Estado totalitário; fim da liberdade de imprensa e eliminação de oposições e partidos políticos, exceto o PNF (Partido Nacional Fascista); crianção da OVRA (Organização de Vigilância e Repressão do Antifascismo) que matava e prendia qualquer opositor ao regime. Deste modo a Itália começou a viver uma ditadura fascista e Mussolini passou a ser chamado de DUCE (chefe ou líder).


O termo fascismo passou a ser adotado então, para designar as politicas impostas por Mussolini e seus seguidores. Essas decisões tomadas durante o regime de Benito Mussolini foram caracterizadas por um sistema político nacionalista, antidemocrático totalitário e nacionalista, no qual era pregado a exaltação e obediência a um líder único, nesse caso, Benito Mussolini.


Outro regime autoritário caracterizado como Nazifascismo foi o Nazismo Alemão com Adolf Hitler. A Alemanha vinha sofrendo uma forte crise econômica e moral por conta da derrota na Primeira Guerra Mundial e da assinatura do Tratado de Versalhes, tratado esse, assinado pelos países vencedores da primeira Grande Guerra que oficializava a derrota alemã.

O Partido Nazista foi fundado em 1920 por Anton Drexler, logo em 1921 Adolf Hitler assumiu a liderança do partido. Ocorreu em 1923 a fracassada tentativa de um golpe de Estado que levou Hitler a ser prisão.

Em 1929 o alto índice de desemprego e a alta inflação enterraram a Alemanha em uma forte crise. O que chamou a atenção da população alemã pelo Partido Nazista que prometida a retomada do crescimento econômico país através de um Estado forte.

Então, em 1932 os nazistas receberam 37% dos votos, conquistando 230 cadeiras do parlamento. Com forte pressão contra o governo, Hitler foi indicado a chanceler no ano seguinte, e logo depois assumiu a presidência.

Daí em diante, teve inicio de fato, o Nazismo Alemão, caracterizado por um forte controle do Estado, regido por um líder único - Hitler, também conhecido como Führer - total controle dos meios de comunicação, forte militarização da sociedade alemã e disseminação da cultura nazista.

Ocorreu uma forte perseguição a grupos minoritários, como: judeus, ciganos, homossexuais e deficientes físicos e mentais. Por conta da crença nazista que acreditava existia uma "raça" superior, a ariana e que para alcança-la seria necessário eliminar todas as "raças impuras".

O holocausto resultou na morte de 6 milhões de judeus. "[...] Dos nove milhões de judeus que residiam na Europa antes do Holocausto, cerca de dois terços foram mortos; mais de um milhão de crianças, dois milhões de mulheres e três milhões de homens judeus morreram durante o período [...]".

O principal problema da disseminação de ditaduras fascistas:


O fascismo, como já descrito acima, prega a soberania e exaltação de um líder único e eliminação de qualquer opinião divergente e grupos minoritários. Propagando sempre a militarização e violência como solução para qualquer divergência política e social.


É marcado por um forte extremismo e nacionalismo. É antidemocrático e totalitário.


Grupos fascistas e extremistas subiram ao poder historicamente nos últimos anos com apoio popular que busca mudanças politicas e novos rostos em seus representantes. E com base nisso trouxeram um caos politico e protagonizaram uma das maiores atrocidades da historia.



Fontes: https://historiadomundo.uol.com.br/idade-contemporanea/fascismo.htm

https://super.abril.com.br/historia/voce-sabe-o-que-e-fascismo-entenda-o-termo/

https://www.youtube.com/watch?v=Y1Lh1oxkF4

https://pt.wikipedia.org/wiki/Holocausto

http://conhecerahistoria12.blogspot.com/2011/11/fascismo-italiano_25.html

Fotos: Pinterest

Comentários


Photo 20-01-19 6 26 29 PM.jpg

O Cultura e Café

Fale com a gente 

Email: culturaecafe@outlook.com

Instagram: @culturaecafe

Twitter:

©2018 by Cultura e Café. Proudly created with Wix.com

bottom of page