top of page
Home
Placeholder de texto.png

Filmes que você precisa assistir |

  • Foto do escritor: Cultura e Café
    Cultura e Café
  • 17 de out. de 2018
  • 5 min de leitura

A sétima arte.

Por Yara Barros


Escolher um filme para assistir nunca é uma tarefa fácil, diversos títulos são lançados diariamente mundo a fora e sempre surge aquela dúvida “O que assistir?”. Eu posso não ser uma cinéfila assídua, mas tenho que admitir que de uns anos para cá eu venho me dedicando cada vez mais ao mundo cinematográfico e minha listinha de filmes só cresce.


Então, segue agora uma lista de filmes que você precisa separar um pouquinho do seu tempo para dar aquela conferida:


Poderoso Chefão (1972) :


Um clássico da sétima arte.

Direção: Francis Ford Coppola

O filme gira em torno de uma das principais famílias de mafiosos de Nova York, a família Corleone, de descendência italiana. Quando o patriarca, Don Vito Corleone sofre um atentado, o seu filho mais nono Michael Corleone (Al Pacino), ex coronel da marinha resolve assumir os negócios sombrios da família e vingar o atentado que o pai sofreu.

Logo de cara o filme pode assustar um pouco por conta das três horas do longa. Mas vale muito a pena, principalmente pelos diálogos que são desenvolvidos e por conta do amadurecimento que o Michael sofre conforme o filme se desenvolve. Michael, que no inicio era um menino tímido e se mantinha longe das atividades ilícitas da família, assume com maestria o posto de Don Corleone e da seguimento aos negócios da família.


Frase marcante: "Um homem que não se dedica à família jamais será um homem de verdade".


Clube da Luta (1999):


Direção: David Fincher.

Talvez eu seja uma das pessoas mais suspeitas para falar sobre esse filme, principalmente porque ele é o meu preferido. Mas não é só por esse motivo que você deve assistir Clube da Luta.

O filme tem uma temática incrível, que consegue prender o espectador do inicio ao fim. Ele faz uma critica acida a sociedade do consumo e ao conformismo. O espectador que estiver atento consegue notar pequenas curiosidades ao longo do filme, como: a presença constante de copos da rede de cafés Starbuncks; o personagem principal protagonizado por Edward Norton não tem nome, então acaba sendo chamando algumas vezes de Jack ou de O Narrador; e Tyler Durden (Brad Pitt) aparece brevemente 4 vezes antes de o conhecermos como personagem.

O filme conta a história de um investigador de seguros que sofre com insonia, em geral ele compra móveis em programas de televisão na madrugada para ocupar o tempo em que não consegue dormir. Mas sua vida começa a mudar quando ele passa a frequentar grupos de apoio para pessoas com doenças graves e consequentemente conhece a lunática Marla Singer (interpretada por Helena Bonham Carter) que frequenta os mesmos grupos de apoio, a partir daí se desenrola uma relação complicada entre os dois. Que com toda certeza consegue piorar quando Tyler Durden entra na vida do protagonista. Tyler é um fabricante de sabonetes caseiros, que juntamente com O Narrador funda um clube de luta ilegal que consiste em 8 regras: "A primeira regra do Clube da Luta é: você não fala sobre o Clube da Luta. A segunda regra do Clube da Luta é: você não fala sobre o Clube da Luta. Terceira regra do Clube da Luta: se alguém gritar "Pára!", fraquejar, sinalizar, a luta está terminada. Quarta regra: apenas dois caras numa luta. Quinta regra: uma luta de cada vez, pessoal. Sexta regra: sem camisas, sem sapatos. Sétima regra: as lutas duram o tempo que for necessário. E a oitava e última regra: se esta for a sua primeira noite no Clube da Luta, você tem de lutar". Essas lutas ilegais tomam proporções tão grandes que se espalham por outras cidades, o que resulta em atentados contra grandes corporações industriais.

Esse é basicamente um daqueles filmes que vale muito a pena assistir. Talvez você precise assistir mais de uma vez (e cai entre nós, com certeza você vai querer) para entender melhor a trama e repensar sobre quem é real e quem não é.

Dica: Lembre-se sempre da primeira regra do clube da luta !


Frase marcante: "Só depois de perdermos tudo, é que estamos livres para fazer qualquer coisa".


Bastardos Inglórios (2009):


Direção: Quentin Tarantino

O diretor Quentin Tarantino, queridinho de Hollywood, não poderia ficar de fora dessa lista. Conhecido pela ultra violência que tem em seus filmes, Quentin não decepciona o publico nesse quesito em Bastardos Inglórios. Como em outros filmes do diretor, esse longa se desenvolve entre várias histórias que no final acabam se encontrando e buscam sempre o mesmo objetivo, nesse caso: matar nazistas. A trama acontece durante a Segunda guerra Mundial, enquanto Hitler ainda está no poder e ameaça o mundo com sua ideologia fascista e fixação pela "raça pura" ariana.

Nesse filme Quentin traz um elenco de peso, como: Brad Pitt, Mélanie Laurent, Christoph Waltz, Eli Roth, dentre vários outros nomes.


Frase marcante: "Nazista não tem humanidade. São soldados rasos que odeiam judeus, genocidas maníacos e precisam ser destruídos. É por isso que todo filho da puta que acharmos em uniforme nazista, vai morrer. [...] Seremos cruéis com os alemães. E através da nossa crueldade, eles saberão quem somos. Eles encontrarão as evidências de nossa crueldade, nos corpos estripados, desmembrados e desfigurados de seus irmãos que deixaremos atrás de nós. E os alemães não poderão evitar de imaginar a crueldade que seus irmãos sofreram em nossas mãos, debaixo de nossas botas e na ponta de nossas facas. E os alemães, ficarão fartos de nós. E os alemães, falarão sobre nós. E os alemães, terão medo de nós. E à noite quando fecharem os olhos, atormentados pelo mal que fizeram, pensarão em nós, torturando-os. Parece bom?".


Cidade de Deus (2002):


Direção: Fernando Meirelles

Eu sempre fico muito impressionada e triste quando alguém fala que não gosta do cinema nacional, apesar de não ser muito valorizado (até mesmo por nós, brasileiros), existem filmes que valem a pena sim dar aquela conferida. Cidade de Deus é um daqueles filmes que mostra que o cinema nacional não faz só comédia, ele também produz filmes com cargas dramáticas e realista de uma forma explicita e extremamente relevante.

Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um adolescente morador da favela Cidade de Deus no Rio de Janeiro, conhecido como um dos lugares mais violentos da cidade. Buscapé tenta levar a vida longe da violência que assola o dia-a-dia dos moradores. Percebendo que tem talento para a fotografia, Buscapé começa a utilizar a atividade como forma de escape da violência através das lentes de uma câmera.

Cidade de Deus foi e ainda é um marco para o cinema brasileiro, retrata muito bem a violência e repressão diária que os moradores das comunidades do Rio de Janeiro sofrem por conta do crime organizado e o tráfico de drogas.


Frase Marcante: "Na Cidade de Deus se ficar o bicho pega, se correr, o bicho morde!".


Extras:

Eu não consegui escolher apenas 4 filmes, então aqui vai mais alguns que vale a pena dar aquela conferida: Trash: A Esperança Vem do Lixo; Central do Brasil; Donnie Darko, Pulp Fiction; a trilogia Matrix, V de Vingança e Watchmen.

Comments


Photo 20-01-19 6 26 29 PM.jpg

O Cultura e Café

Fale com a gente 

Email: culturaecafe@outlook.com

Instagram: @culturaecafe

Twitter:

©2018 by Cultura e Café. Proudly created with Wix.com

bottom of page